Conheça aqui mais esse projeto incrível do Instituto Lapin.
O Instituto Lapin acredita na importância de transformar a vida das crianças através da educação para que elas sejam protagonistas de suas histórias. E uma forma sustentável de se fazer isso é desenvolvendo as competências socioemocionais desde cedo, nos ambientes em que elas vivem.
O Instituto Lapin tem como um de seus pilares a transformação de vida através do desenvolvimento de competências socioemocionais e acredita que a escola precisa ter um papel importante no desenvolvimento destas competências possibilitando o trabalho com as emoções e os sentimentos de forma geral.
Desta forma, o Instituto Lapin está desenvolvendo uma metodologia em que durante as atividades das aulas de educação física as crianças possam desenvolver habilidades como trabalho em equipe, respeito ao próximo, resiliência, liderança, entre outras. A ideia é que através de jogos e brincadeiras seja possível conscientizar as crianças sobre a importância destas habilidades e incorporá-las no dia-a-dia destas crianças desde cedo.
O piloto deste projeto será aplicado a partir de agosto de 2022 em 7 escolas públicas diferentes para crianças do 3o ano do Ensino Fundamental, com duração de 3 meses, sendo uma aula por semana. Os professores já estão em treinamento.
Enquanto o mundo abre espaço e cobra que os jovens sejam protagonistas de seu próprio desenvolvimento e de suas comunidades, o ensino tradicional ainda responde com modelos criados para atender demandas antigas.
A realidade é que o ser humano é complexo e, para desenvolvê-lo de maneira completa, é necessário incorporar estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes. Um ensino que se baseia somente em acúmulo de informações não atende essas demandas. Mais exercícios, mais repetição e mais testes podem até resultar em uma nota maior, mas não prepararão o aluno de forma integral e, muito menos, darão conta de desenvolver todas as competências que ele necessita para enfrentar os desafios do século 21.
Uma das saídas para reconectar o indivíduo ao mundo onde vive passa pelo desenvolvimento de competências socioemocionais. Nesse processo, tanto crianças como adultos aprendem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável, entre outros. Uma abordagem como essa pode ajudar, por exemplo, na elaboração de práticas pedagógicas mais justas e eficazes, além de explicar por que crianças de um mesmo meio social vão trilhar um caminho mais positivo na vida, enquanto outras, não.
A preocupação com o desenvolvimento dessas características sempre foi objetivo da educação e precisa ser entendido como um processo de formação integral, que não se restringe à transmissão de conteúdos.
A discussão sobre a importância das competências socioemocionais ganhou corpo no mundo inteiro ao longo das últimas décadas. Mais recentemente, as atenções se voltaram a como levar para as escolas e disseminar o desenvolvimento de competências socioemocionais.
A BNCC é um documento que nasceu para regular a Educação Básica do Brasil e determina, por meio de aprendizagens, desenvolvimentos e habilidades, quais as diretrizes que as escolas do país devem seguir para construírem um currículo unificado para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
A BNCC também acredita que os jovens do século XXI deverão se desenvolver emocionalmente. E, para que isso seja possível, os coordenadores pedagógicos e educadores deverão embasar o planejamento anual e os planos de aula nas competências socioemocionais BNCC:
CONHECIMENTO: valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO e CRIATIVO: exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
TRABALHO E PROJETO DE VIDA: Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO e AUTOCUIDADO: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA e COOPERAÇÃO: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
RESPONSABILIDADE e CIDADANIA: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
É importante notar que cada competência geral tem um componente socioemocional na sua descrição. Cada competência traz consigo vários elementos. Um exemplo é a Competência 9, onde podemos observar a presença de vários elementos socioemocionais, como: Empatia, Diálogo, Resolução de conflitos, Cooperação, Auto Respeito, Valorização da diversidade de indivíduos, Valorização de grupos sociais, etc.
Se você conhece alguma escola pública que queira participar deste projeto colocando em prática esta Metodologia, entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
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