Saiba mais sobre o Projeto Steps em conjunto com o Instituto Lapin.
O Instituto Lapin acredita na Capacitação como ferramenta de transformação, desenvolvimento e empregabilidade, principalmente quando se fala em desenvolvimento sustentável.
Para isso é necessário ir além da cultura de doação e pensar em estratégias que contribuam para a subsistência deste público no longo prazo.
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a pandemia do novo coronavírus fez com que o número de brasileiros que vivem na pobreza saltasse de 9,5 milhões em agosto de 2020 para mais de 27 milhões em fevereiro de 2021. Sabemos também que a população feminina das comunidades tem muito potencial, mas, muitas vezes, não tem uma porta de entrada no mercado de trabalho.
Foi com base nestes dados que o Instituto Lapin e o Projeto Steps se uniram para montar uma sala de aula de costura na Associação Pro Paraiso, dentro de Paraisópolis, para mulheres que queiram aprender a fazer ajustes e consertos em roupas e consequentemente gerar renda própria e assim, conquistar sua independência financeira.
A Associação Pro Paraíso é uma ONG dentro de Paraisópolis, a segunda maior comunidade da cidade de São Paulo e a quinta maior do Brasil com mais de 100 mil habitantes, 21 mil domicílios em uma área de 10 km², e tem por finalidade a promoção gratuita de cursos de formação profissional, reforço escolar para crianças, cursos de dança, música e teatro, além de atividades esportivas como futebol de campo e salão, capoeira, karatê, judô e muay-thai para todas as faixas etárias, como um importante projeto de inclusão social para os moradores de Paraisópolis.
Para este projeto foram doadas as máquinas de costura, as mesas de corte, as cadeiras e todos os utensílios necessários como tecidos, agulhas e linhas. Além disso, auxiliamos em toda a organização da grade de aulas e também na seleção da professora.
O Instituto Lapin tem como um dos seus pilares a transformação da vida das pessoas através da Capacitação e entende que este é um caminho importante para mudar as condições de vida de pessoas em vulnerabilidade. Ao ensinar-lhes um ofício e torná-las funcionais na sociedade, é possível contribuir ativamente para que deixem a situação de carência ou até de dependência e vislumbrem um futuro próximo bem mais positivo. E é por isso que o Instituto Lapin acredita e participa da concretização deste projeto.
Capacitar é um caminho fundamental para quebrar o ciclo vicioso da pobreza e dar poder às comunidades vulneráveis. Quando desenvolvemos iniciativas que capacitam pessoas, grupos e comunidades, estamos atuando para:
Solucionar a causa do problema, em vez de apenas tentar curar os seus sintomas;
Dar às pessoas em situação vulnerável a oportunidade de mudarem a sua realidade e criarem o seu próprio caminho;
Gerar novos empregos ou formas de rendimento a longo prazo;
Gerar desenvolvimento sustentável com impacto social e econômico na sociedade em que se inserem;
Criar novas oportunidades (como empregos ou investimento na educação dos filhos) para que mais pessoas na comunidade saiam da mesma situação;
Contribuir para uma maior inclusão social.
É imprescindível entender que a capacitação é um caminho importante para mudar as condições de vida de pessoas em vulnerabilidade. Ao ensinar-lhes competências e torná-las competitivas na sociedade atual, é possível contribuir ativamente para que deixem a situação de carência em que estavam inseridas em prol de um futuro mais positivo e cheio de oportunidades.
As pessoas que vivem em situação precária têm dificuldades em conseguir um emprego. Por isso, ficam presas em um ciclo vicioso que se prolonga por gerações e os mantém reféns desta falta de oportunidades.
Você conhece alguma outra oportunidade semelhante a essa? Entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Comments