Saiba mais da parceria do Instituto Lapin com a Associação Amigos da Caridade para montar uma sala de informática para as crianças, os adolescentes e suas mães que frequentam a Associação.
O Instituto Lapin acredita na capacitação como importante ferramenta de desenvolvimento, empregabilidade e transformação. Quando se fala em desenvolvimento sustentável, precisamos pensar, também, em estratégias no longo prazo. Por isso, temos a capacitação como um forte pilar.
Em 2022, fomos procurados pela Associação Amigos pela Caridade, uma Instituição sem fins lucrativos, localizada na comunidade do Batan no Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, que atualmente atende 134 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na garantia de seus direitos e oferecendo maneiras de torná-lo autossuficientes, através de acesso à educação, cultura, esporte e lazer. A Associação oferece aulas de reforço escolar em regime de contra turno e atividades esportivas como: balé, judô, capoeira e natação.
A Associação nos apresentou um projeto estruturado para a montagem de uma sala de informática para as crianças, os adolescentes e suas mães que frequentam a Associação. O objetivo é agregar conhecimento, potencializar suas competências, melhorando a qualidade de vida e permitindo que eles tenham melhores expectativas de empregabilidade futura. Mas o projeto estava parado pois faltavam recursos para adquirir os computadores.
Foi então que o Instituto Lapin entrou em ação e apoiou a Associação doando 5 computadores completos, além de todo o acompanhamento para a implantação e durante seu primeiro um ano de vida.
A capacitação oferece a possibilidade a pessoas em vulnerabilidade social de conseguirem rendimentos e meios próprios de subsistência. Assim, melhoram a sua situação de vida.
As pessoas que vivem em situação precária têm dificuldades em conseguir um emprego. Por isso, ficam presas em um ciclo vicioso que se prolonga por gerações e os mantém reféns desta falta de oportunidades. Capacitar é, portanto, um caminho fundamental para quebrar o ciclo vicioso da pobreza e dar poder às comunidades vulneráveis.
Infelizmente, a pandemia foi responsável pelo desemprego de milhares de pessoas ao redor do mundo. Em 2020, só a região da América Latina e Caribe sofreu com queda de 7,4% do PIB, com mais de 23 milhões de pessoas sem emprego.
Investir no desenvolvimento de pessoas com carências sociais é uma forma de contribuir para que elas tenham oportunidade de mudarem a sua realidade e criarem o seu próprio caminho. E quanto mais pessoas na comunidade saírem dessa situação, melhor para a sociedade produtiva como um todo.
Por meio do ensino de competências práticas é possível promover a inserção das pessoas em vulnerabilidade no mercado de trabalho. Isto vai ajudá-las futuramente a empreenderem, também, em seus próprios projetos.
Dados de uma pesquisa do McKinsey Global Institute Analysis revelaram que, até 2030, cerca de 800 milhões de pessoas no mundo precisarão aprender novas habilidades para manter seus empregos devido à automação que a transformação digital está trazendo.
O Instituto Lapin entende como necessária e urgente a expansão à capacitação digital para que mais pessoas, independentemente de sua origem, possam aproveitar a Economia 4.0.
O objetivo é promover iniciativas de capacitação com foco no desenvolvimento de habilidades digitais e inserção profissional voltados para a economia digital e preparar os jovens para o mercado.
O Instituto Lapin tem como um dos seus pilares a transformação da vida das pessoas através da capacitação e entende que este é um caminho importante para mudar as condições de vida de pessoas em vulnerabilidade. Ao ensinar-lhes competências e torná-las competitivas na sociedade atual, é possível contribuir ativamente para que deixem a situação de carência em que estavam inseridas em prol de um futuro mais positivo e cheio de oportunidades. E é por isso que o Instituto Lapin acreditou fortemente neste projeto e ajudou a torná-lo uma realidade.
Você conhece alguma outra oportunidade semelhante a essa? Entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Comments