Uniformes de jogo para o Projeto Social Futebol Jr. Dona Catarina, em Mairinque (SP)
- Instituto Lapin

- 26 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de out.
Saiba mais sobre a parceria do Instituto Lapin com o Projeto Social Futebol Jr. Dona Catarina.

O Instituto Lapin acredita na força do esporte como agente transformador e por isso apoia projetos sociais nesse tema, através do Lapin Esportes.
Investir em esporte social gera impactos que se estendem para além do campo: promovem disciplina, autoestima, convívio comunitário, práticas saudáveis e abrem portas para educação e desenvolvimento pessoal.
Dados recentes reforçam que o esporte é uma potente ferramenta de inclusão social, educação, saúde e cidadania:
88% dos brasileiros entendem o esporte como instrumento de transformação social, segundo pesquisa promovida pelo banco BV com o Instituto Mind&Miners.
o setor esportivo brasileiro movimentou R$ 183,4 bilhões em 2023, o equivalente a 1,69% do Produto Interno Bruto nacional, segundo um estudo da Sou do Esporte com apoio do Comitê Olímpico do Brasil.
Uma ação concreta do Lapin Esportes foi apoio que o Instituto Lapin firmou ao Projeto Social Futebol Jr. Dona Catarina, na cidade de Mairinque (SP), doando os uniformes completos de jogo para duas categorias (Sub-14 e Sub-16).
Localizado no Bairro Dona Catarina, o projeto atende cerca de 50 meninos e meninas de 11 a 16 anos em situação de vulnerabilidade, com aulas e treinos gratuitos de futebol de campo duas vezes por semana. Criado por Odair Silva, o projeto nasceu da vontade de oferecer oportunidade para jovens que enfrentam barreiras de acesso a atividades extracurriculares.
Uma missão dupla: educar por meio do esporte, mas também apoiar o desempenho escolar, com acompanhamento junto aos pais e às escolas.
Com estrutura precária, eles utilizam campo emprestado por empresa local; uniformes anteriores eram majoritariamente de segunda mão, com nomes de outros times e sem identidade visual do projeto.
Com esse apoio. o Instituto Lapin proporcionou dignidade, pertencimento e autoestima para os jovens, ao permitir que representem o projeto com suas próprias cores.
Os impactos gerados?
Alunos mais valorizados e identificados com o projeto, o que pode refletir em engajamento maior nos treinos e nas aulas;
Melhoria na autoestima e no senso de pertencimento comunitário;
Acompanhamento escolar reforçado, pois o esporte e a boa autoestima tendem a motivar o aluno também nos estudos;
Visibilidade para o projeto, incentivando outras parcerias para equipar materiais, melhorar infraestrutura ou ampliar atendimento.
O esporte transforma mas precisa de apoio. O Instituto Lapin convida empresas, voluntários e potenciais parceiros a conhecerem o Projeto Social Futebol Jr. Dona Catarina, contribuírem com suporte material, logístico ou financeiro, para que a garotada continue a ter aulas dignas e inspire outros a sonhar e agir.
Você conhece alguma outra oportunidade semelhante a essa? Entre em contato conosco através de nossas redes sociais.

Comentários