Projeto Coser: sala de aula de costura no Instituto Meninos de São Judas Tadeu
- Instituto Lapin

- 26 de out.
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de out.
Saiba mais da parceria do Instituto Lapin com o Instituto Meninos de São Judas Tadeu.

O Instituto Lapin acredita na capacitação como ferramenta de transformação, desenvolvimento e empregabilidade, principalmente quando se fala em desenvolvimento sustentável pois entende que é necessário ir além da cultura de doação e pensar em estratégias que contribuam para a subsistência deste público no longo prazo.
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a pandemia do coronavírus fez com que o número de brasileiros que vivem na pobreza saltasse de 9,5 milhões em agosto de 2020 para mais de 27 milhões em fevereiro de 2021.Sabemos também que a população feminina das comunidades tem muito potencial, mas, muitas vezes, não tem uma porta de entrada no mercado de trabalho.
O Instituto Lapin tem como um de seus pilares o Lapin Oficinas, que apoia projetos com foco em capacitação e autonomia.
Um exemplo real é o projeto Coser, em parceria com o Instituto Meninos de São Judas Tadeu e a Universidade Anhembi Morumbi montou uma sala de aula de costura que oferecem aulas gratuitas de costura para quem quer aprender um ofício e transformar essa habilidade em geração de renda. As aulas acontecem semanalmente nas instalações do CCA do Instituto Meninos de São Judas Tadeu em São Paulo/SP e são ministradas por alunos do curso de Moda da Anhembi Morumbi: uma troca de aprendizados que fortalece todos os envolvidos.
O Instituto Meninos de São Judas Tadeu é uma obra social sem fins lucrativos que, ao longo de seus 75 anos, atua nas áreas de Educação Infantil, Assistência e Desenvolvimento Social e que atende cerca de 2 mil crianças, adolescentes e jovens em seus Centros de Acolhimento, Centros de Educação para Crianças e Adolescentes, além de Cursos técnicos e de pós-graduação.
Para este projeto o Instituto Lapin doou todos os móveis (mesa de corte e armário), 100% dos materiais e o conserto das máquinas de costura já existentes, garantindo a estrutura necessária para a realização das aulas.
O Instituto Lapin entende que a capacitação é um caminho importante para mudar as condições de vida de pessoas em vulnerabilidade. Ao ensinar-lhes um ofício e torná-las funcionais na sociedade, é possível contribuir ativamente para que deixem a situação de carência ou até de dependência e vislumbrem um futuro próximo bem mais positivo. E é por isso que o Instituto Lapin acredita e participa da concretização deste projeto.
Capacitar é um caminho fundamental para quebrar o ciclo vicioso da pobreza e dar poder às comunidades vulneráveis. Quando desenvolvemos iniciativas que capacitam pessoas, grupos e comunidades, estamos atuando para:
Solucionar a causa do problema, em vez de apenas tentarem curar os seus sintomas;
Dar às pessoas em situação vulnerável a oportunidade de mudarem a sua realidade e criarem o seu próprio caminho;
Gerar novos empregos ou formas de rendimento, a longo prazo;
Gerar desenvolvimento sustentável com impacto social e econômico na sociedade em que se inserem;
Criar novas oportunidades (como empregos ou investimento na educação dos filhos) para que mais pessoas na comunidade saiam da mesma situação;
Contribuir para uma maior inclusão social.
É imprescindível entender que a capacitação é um caminho importante para mudar as condições de vida de pessoas em vulnerabilidade. Ao ensinar-lhes competências e torná-las competitivas na sociedade atual, é possível contribuir ativamente para que deixem a situação de carência em que estavam inseridas em prol de um futuro mais positivo e cheio de oportunidades.
Você conhece alguma outra oportunidade semelhante a essa? Entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Comentários