top of page
Foto do escritorInstituto Lapin

Projeto “Mãos que criam” em Osasco/SP

Atualizado: 26 de dez. de 2022

A capacitação é uma ferramenta fundamental de transformação pois oferece a possibilidade de geração de renda e meios próprios de subsistência.



O Instituto Lapin tem como um dos seus pilares a transformação da vida das pessoas através da capacitação e entende que este é um caminho importante para mudar as condições de vida de quem vive em situação de vulnerabilidade.

Em uma visita à Associação Comunidade Fazendinha em Osasco, conhecemos duas mulheres inspiradoras: a Francisquinha e a Sandra.


Moradoras da comunidade, o propósito delas é fazer diferença na vida do próximo. Em 2019, montaram um grupo de mulheres e começaram a ensinar bordado para que elas tivessem uma atividade e uma renda. Elas bordam panos de prato e vendem em escolas e em outros locais que frequentam. O faturamento é dividido entre todo o grupo, que atualmente tem 20 mulheres Parte do lucro, separam para comprar mais matéria prima.

O brilho nos olhos e a vontade de expandirem este negócio nos chamou atenção, por isso decidimos ajudá-las e apoiá-las como um projeto do Instituto.




A partir daí, começamos a unir esforços, usar nossa experiência e desenhar um planejamento: criamos uma marca e uma logotipo que fizesse sentido com o propósito delas. Ajudamos a criar uma nova coleção mais moderna e com uma maior variedade de produtos. Ajudamos a precificar cada item. Criamos um perfil no Instagram para melhor divulgação e viabilizamos a doação de uma máquina de costura e um armário para guardarem os insumos. Além disso compramos diversos tecidos, bordados, linhas, fitas e panos de prato para bordar.

E em um curto espaço de tempo, colocamos no ar o “Mãos que criam”. Um projeto de capacitação para mulheres que acreditam no seu potencial e tem vontade de mudar suas vidas.

Mãos que criam oportunidades, de uma vida nova;

Mãos que criam produtos, com o que aprendem e produzem no projeto;

Mãos que criam seus filhos, com a renda gerada através da venda dos produtos.




Ao ensinar-lhes competências e torná-las competitivas na sociedade atual, é possível contribuir ativamente para que deixem a situação de carência em que estavam inseridas em prol de um futuro mais positivo e cheio de oportunidades.


Infelizmente, a pandemia foi responsável pelo desemprego de milhares de pessoas ao redor do mundo. Em 2020, só a região da América Latina e Caribe sofreu com queda de 7,4% do PIB, com mais de 23 milhões de pessoas sem emprego.


E quando se trata de mulheres, estes indicadores são ainda mais graves. Por isso a importância de apoiar projetos dirigidos especialmente a este público.


De acordo com a consultoria McKinsey Global Institute (“Covid-19 e a equidade de gênero: contando os efeitos regressivos”), as mulheres têm 39% dos empregos do mundo, mas representaram 54% das demissões durante a pandemia.

As pessoas que vivem em situação precária têm dificuldades em conseguir um emprego. Por isso, ficam presas em um ciclo vicioso que se prolonga por gerações e os mantém reféns desta falta de oportunidades. Capacitar é, portanto, um caminho fundamental para quebrar o ciclo vicioso da pobreza e dar poder às comunidades vulneráveis.




Quando se investe em mulheres, elas contribuem dando um retorno à sociedade. Elas investem na educação dos filhos, no bem-estar das comunidades onde vivem e na construção de um mundo mais igualitário. E foi exatamente isso que vimos na Comunidade Fazendinha de Osasco.

Saber e ver na prática que esse tipo de projeto promove um impacto positivo na vida de tantas mulheres nos motiva a continuar trabalhando para ampliar o acesso à informação de qualidade, à capacitação e consequentemente a oportunidades.

Você conhece alguma outra oportunidade semelhante a essa? Entre em contato conosco através de nossas redes sociais.

Foram doados computadores completos, mesas, cadeiras, além de toda ajuda com a organização da grade de aulas e na seleção dos professores.


O Instituto Lapin tem como um dos seus pilares a transformação da vida das pessoas através da capacitação e por isso ajudar a tornar este projeto uma realidade.


65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page