Saiba mais da parceria do Instituto Lapin com a Associação Comunidade Fazendinha para a criação de sala de alfabetização de adultos.
O Instituto Lapin tem como seu grande pilar a educação e acredita nela como a principal ferramenta de transformação social. Por isso está constantemente em busca de projetos com este foco. Não importa o momento de vida, a educação será sempre transformadora.
De acordo com a Associação Comunidade Fazendinha na cidade de Osasco, estado de São Paulo, havia uma demanda importante para aulas de alfabetização para adultos da própria comunidade. Foi então que o Instituto Lapin e o Projeto Steps uniram forças e viabilizaram esse projeto.
Doamos cadeiras universitárias, lousa e mesas novas. Além disso, fizemos uma nova ambientação com um grande painel de cortiça com elementos visuais com dicas de leitura, folhetos de literatura de Cordel, mensagens positivas e avisos gerais.
Para o Instituto Lapin, o ambiente de aprendizado deve ser organizado e aconchegante, para que os alunos se sintam concentrados nos momentos das aulas ou estudos. Além disso, acreditamos na importância de personalizar o espaço de acordo com a faixa etária dos estudantes para que se sintam mais estimulados aos novos aprendizados. A sala de aula deve um ambiente que estimule suas habilidades.
Quando se fala em alfabetização de jovens e adultos no Brasil, é inevitável citar o educador brasileiro, Paulo Freire. Ele defendia que a escola deveria ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. E criou um método que estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos.
Neste contexto, a literatura de Cordel é muito utilizada nesta metodologia por ser um gênero literário popular, escrito frequentemente de forma rimada e originada de relatos orais e depois impressos em folhetos. A literatura de cordel se popularizou no Brasil nas regiões Norte e Nordeste e é publicada em pequenas brochuras impressas, o termo “cordel” vem do fato de serem apresentadas penduradas em cordas - ou cordéis. Para estimular que os adultos leiam, montamos na sala de aula um lindo cordel moderno e iluminado, com várias histórias interessantes lá “penduradas”, como por exemplo Escrava Isaura, Lampião, a história de Mané Garrincha, a Guerra de Canudos, etc...
Uma das faces mais duras da desigualdade social no Brasil é o nível de escolaridade média da população, considerado baixo em relação a outros países. São as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar ou, por motivo maior, tiveram que abandonar os estudos na idade própria.
A educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.
Um dado importante sobre educação é o percentual de pessoas alfabetizadas. No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi estimada em 6,6% (11 milhões de analfabetos).
A alfabetização proporciona uma nova visão de mundo, a chance de ter uma vida melhor, pelo menos com mais oportunidades. Uma real transformação social destes indivíduos. Por isso a importância dela, mesmo que tardia.
No Brasil, o conceito de educação de adultos vai se movendo na direção de educação Popular. O educador Paulo Freire, definia educação popular como uma educação que visa à formação do indivíduo com valores, conhecimento e consciência de cidadania, buscando utilizar o que a pessoa já tem de conhecimento popular para transformar na matéria-prima do ensino. Segundo ele, a escola tem que ensinar o aluno a “ler o mundo” para obter transformações. Para que haja transformação é essencial a conscientização. Um professor dedicado para a educação popular tem que acreditar em mudanças, não pode ensinar apenas a ler e escrever, é preciso haver uma mudança de paradigma, e transmitir esperanças, fazer com que o aluno se transforme em sujeito pensante, crítico e consciente do que lhe envolve no dia a dia, o professor tem que ter prazer, alegria e transmitir aos alunos.
Por sua vez, a alfabetização, assim como a educação em geral, é um direito de todos, mas infelizmente para muitos ela não pode acontecer na infância.
O Instituto Lapin acredita que a educação é a principal ferramenta de transformação na vida de uma pessoa por formar cidadãos capazes de refletir a construção da própria história, impactar positivamente seu entorno e alcançar o mundo. E aprender em um ambiente mais organizado e bonito faz toda diferença. É por isso que o Instituto Lapin acredita nesta ação.
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